• ter. jan 21st, 2025

SANTANA JLM

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

Brasil já teve mais de 1000 ataques cibernéticos às redes do governo em 2020

BySANTANA JLM

mar 15, 2020

O Brasil já barrou mais de 1000 ataques às redes do governo em 2020, segundo contou o Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR-Gov), órgão vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), em reportagem publicada nesta segunda-feira, 09/03, pelo jornal O Estado de São Paulo.

Em 2019 – e os dados ainda não estão consolidados- foram feitas 19.150 registros de notificações, mais de 10 mil foram confirmados como ataques e classificados como “fraudes”, “vulnerabilidade” e “abuso de sítio”. Há 9 anos, quando os dados começaram a ser categorizados, foram registradas pouco mais de 10 mil notificações, das quais 6,2 mil confirmadas como ataques.

No ano passado, o coronel Arthur Sabbat, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, revelou que o Brasil ocupa a 70º colocação no índice de segurança cibernética da União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).

Apontou ainda que o Brasil é, atualmente,o segundo no mundo que mais tem sofrido perdas econômicas advindas de ataques cibernéticos. Segundo os dados mais recentes da ITU, numa medição de 12 meses entre 2017 e 2018, os prejuízos advindos dos ataques cibernéticos no Brasil ultrapassaram US$ 20 bilhões (mais de R$ 80 bilhões).

No dia 05 de fevereiro, o Governo reconheceu ao definir, por decreto a Estratégia Nacional de Segurança da Informação, “que não há, no Brasil, um arcabouço autóctone e abrangente de segurança cibernética que contribua para o fortalecimento da resiliência cibernética nacional e que  os códigos, as normas, os padrões e as orientações em vigor evoluíram com o desenvolvimento de projetos, de ferramentas e de práticas relacionadas à segurança cibernética, mas não foram absorvidos de modo adequado pelas entidades públicas e privadas”.

A e-Ciber, publicada pelo Governo, tem como objetivo suprir essa lacuna.  A íntegra da Estratégia Nacional de Segurança da Informação, feita pelo Governo Federal, está dispónivel neste link.

Fonte: Convergência Digital

By SANTANA JLM

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Produtor Musical, Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights