Ataque terrorista em Viena deixa pelo menos um morto e vários gravemente feridos, diz imprensa
em 02.11.2020 PorThaís Garcia
Várias pessoas foram gravemente feridas e pelo menos uma morreu em um ataque terrorista em Viena, na Áustria, segundo a mídia austríaca. De acordo com o jornal austríaco Kronen Zeitung, um dos terroristas se explodiu com uma bomba perto da sinagoga em Seitenstettengasse. Um segurança da sinagoga, um policial, foi baleado e está gravemente ferido.
A polícia local confirmou ao jornal Kronen Zeitung que uma operação em grande escala está em andamento. A área foi bloqueada e o Ministério do Interior austríaco fala em vários meios de comunicação de um “ataque”. Um ou mais perpetradores ainda estariam em fuga.
Imagens que circulam no Twitter mostram como a polícia parece estar atrás de um dos autores do ataque. Também estão circulando imagens em que carros de polícia com luzes piscando podem ser vistos e tiros podem ser ouvidos. A polícia fala em “tiroteios múltiplos” e pede ao público que evite os lugares públicos, transportes públicos e o centro da cidade. A agência de notícias APA relatou a prisão de um terrorista.
O conselho judaico pediu a seus membros que não saiam de casa. Ainda não está claro se a sinagoga, que estava fechada no momento do ataque, foi o alvo do ataque.
Florian Klenk, editor-chefe da revista semanal Falter, testemunhou o tiroteio, ocorrido diretamente abaixo de sua redação: “Este é um ataque terrorista à sinagoga de Viena. Há um morto e vários feridos”, disse Klenk, contando com informações diretas do Ministério do Interior austríaco. “O perpetrador ou perpetradores ainda estão fugindo.”
Segundo a polícia, está ocorrendo uma situação com reféns em um restaurante na rua Mariahilferstrasse.
* a notícia ainda está sendo atualizada.