• qui. mar 28th, 2024

Após prisão de ambientalistas durante protesto, garis recolhem 6 toneladas de lixo em frente ao Palácio do Planalto

BySANTANA

out 23, 2019

Ato do Greenpeace simulou manchas de óleo encontradas no litoral brasileiro. Segundo grupo, ‘abandono do lixo no local faz parte da manifestação’.

Por Afonso Ferreira e Carolina Cruz, G1 DF

23/10/2019

Garis do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal recolheram cerca de 6 toneladas de lixo deixadas em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quarta-feira (23). A sujeira é resultado de um protesto, organizado pelo Greenpeace, contra as manchas de óleo que surgiram no litoral brasileiro.

Segundo a diretora de campanhas do Greenpeace Brasil, Tica Minami, o lixo deixado no local faz parte da manifestação.

“O ato simboliza a destruição que a gente está vendo no patrimônio ambiental e deixamos lá como uma lembrança de que o governo precisa agir. Não faria sentido nenhum tirar depois.”

Durante o ato, 30 pessoas foram detidas pela Polícia Militar do Distrito Federal e levados para a 5ª DP, na área central, por crime ambiental – descarte irregular de lixo em área pública (veja mais abaixo). Segundo a Polícia Civil, 20 foram autuados por “crime contra a política de ordenamento urbano”.

Nenhum manifestante ficou preso. Dois dos ambientalistas assinaram termos de comparecimento à Justiça.

Grades do Palácio do Planalto ficaram manchadas após protesto — Foto: Afonso Ferreira/G1

Grades do Palácio do Planalto ficaram manchadas após protesto — Foto: Afonso Ferreira/G1

Tinta preta

Os ambientalistas usaram tinta preta para simular as manchas de óleo que atingem as praias do litoral brasileiro. As grades e o mármore da rampa de acesso ao Palácio do Planalto ficaram manchados.

Durante a tarde, uma das faixas da via que passa em frente à sede do governo federal precisou ser fechada para o trabalho dos funcionários do Serviço de Limpeza Urbana. O trânsito na região ficou lento.

Ambientalistas do Greenpeace derramaram tinta preta em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, para chamar a atenção sobre o óleo que chega às praias do Brasil — Foto: Carolina Cruz/G1

Ambientalistas do Greenpeace derramaram tinta preta em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, para chamar a atenção sobre o óleo que chega às praias do Brasil — Foto: Carolina Cruz/G1

Operação de limpeza

Além de 12 trabalhadores dos SLU, a limpeza também mobilizou:

  • 2 caminhões caçamba
  • 2 caminhões pipa
  • Funcionários terceirizados do Palácio do Planalto

O Segundo o Serviço de Limpeza Urbana não soube dizer quanto custou o trabalho de limpeza. Um servidor disse à reportagem que a operação no local começou por volta de 11h e durou cerca de quatro horas.

Entre as 6 toneladas de lixo recolhido havia pedaços de madeira, terra, lona velha e tambores de plástico. O material foi levado à Unidade de Recebimento de Entulho (URE), no antigo Lixão da Estrutural.

Servidores limpam lixo após protesto no Palácio do Planalto — Foto: Afonso Ferreira/G1

Servidores limpam lixo após protesto no Palácio do Planalto — Foto: Afonso Ferreira/G1

Segundo a Polícia Militar, 30 pessoas participaram do ato. O porta-voz de clima e energia do Greenpeace, Tiago Almeida, afirmou que o objetivo foi “chamar a atenção das autoridades e da população para a importância da gestão responsável dos recursos ambientais”.

O grupo chegou no início da manhã e montou um telão próximo à Praça dos Três Poderes. Após o hasteamento da bandeira, que ocorre todos os dias em frente à sede do governo, os ativistas iniciaram o protesto.

No telão, imagens retrataram o desmatamento e as queimadas que atingem a Amazônia. As fotos alternavam com frases como “Brasil manchado de óleo” e “Pátria queimada Brasil”.

Ativistas do Greenpeace reuniram galhos queimados na frente do Palácio do Planalto, em Brasília — Foto: Carolina Cruz/G1

Ativistas do Greenpeace reuniram galhos queimados na frente do Palácio do Planalto, em Brasília — Foto: Carolina

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2019/10/23/apos-prisao-de-ambientalistas-durante-protesto-garis-recolhem-6-toneladas-de-lixo-em-frente-ao-palacio-do-planalto.ghtml?fbclid=IwAR0hwHOaU-gSoJXDwXnZioa9WWI_iKPAZwsZTWA5ilTyGZPfVKBeG73z8Z0



By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights