• qui. mar 28th, 2024

Ataque na prefeitura: em uma chave USB, o assassino tinha o endereço de seus colegas e vídeos de propaganda

Neste suporte informático, descoberto no escritório de Mickaël Harpon, os investigadores identificaram vídeos de propaganda do ISIS, mas também os detalhes de contato de muitos policiais.

Por Jean-Michel Décugis, Nicolas Jacquard e Jérémie Pham-LêEm 7 de outubro de 2019 às 18:18 , modificado em 8 de outubro de 2019 às 10:15

A investigação das ações de Mickaël Harpon, o assassino da prefeitura , é proporcional à onda de choque provocada por essa tragédia nas fileiras policiais. E desde quinta-feira, as investigações confiadas à brigada criminal e ao DGSI diariamente aumentam um pouco o véu sobre a radicalização desse agente administrativo, estacionado no departamento de informática do departamento de inteligência da prefeitura.

Segundo nossas informações, entre os itens encontrados em seu escritório – e não em sua casa, como inicialmente indicado por engano – inclui uma chave USB, contendo arquivos de computador com muitos vídeos de propaganda do Daesh.

Mais preocupante, Mickaël Harpon havia armazenado nas mesmas coordenadas do dispositivo USB e dados pessoais correspondentes a dezenas de colegas da delegacia. Sem saber, no momento, se ele mesmo os extraiu ou se tinha alguns no curso de suas funções habituais. Os investigadores focam se pretendem divulgá-los a outras pessoas ou usá-los para outros fins.

“Um dos mais altos níveis de empoderamento”

“Em retrospectiva, ainda está frio nas costas”, disse um de seus ex-colegas, resumindo o sentimento geral. Sabia-se que ele tinha um dos mais altos níveis de habilitação no município. Isso significa que ele foi capaz de conhecer quase todos os agentes que encontrava diariamente.

Além disso, Mickaël Harpon estava em contato muito próximo com um pregador muçulmano, conhecido pelos serviços de inteligência como salafista, cujas autoridades consideram que ele defendia uma prática muito rigorosa de sua religião. Contatos que remontam alguns meses.

“No entanto, nada diz que precipitou sua passagem para o ato, alerta uma fonte próxima ao arquivo. Nem que essa pessoa estivesse em uma abordagem que visasse a concretizar uma ação violenta. “

http://www.leparisien.fr/faits-divers/attaque-a-la-prefecture-l-inquietante-cle-usb-retrouvee-chez-l-auteur-de-la-tuerie-07-10-2019-8168076.php

Ataque na Prefeitura de Polícia: Macron chama a nação a se mobilizar contra a “hidra islâmica”

O Presidente da República fez um discurso terça-feira no pátio da Prefeitura de Polícia, cinco dias depois que um agente administrativo de defesa secreta matou quatro pessoas.

Le Monde com AFP

Cinco dias após o ataque que matou quatro oficiais da Polícia de Paris (PP), Emmanuel Macron prestou homenagem na terça-feira (8 de outubro) às vítimas mortas por seu colega radicalizado, um agente administrativo secreto do PP. -defense.

O Chefe de Estado, acompanhado pelo primeiro-ministro, Edouard Philippe, e ministros de justiça, Nicole Belloubet, e os exércitos, Florence Parly, fez um discurso no pátio da prefeitura no qual ele prometeu uma ” luta incansavelmente ” ” contra o terrorismo islâmico “ , chamando ” toda a nação “ para ” mobilizar “ contra a ” hidra islâmica “ :

“Uma sociedade de vigilância. É isso que temos que construir. Ser capaz de identificar no trabalho, na escola, lapsos, desvios. Começa com vocês, servos, servos do estado. Vamos bloquear, todos aqui juntos contra o terrorismo. Sempre lutaremos e, no final, venceremos porque temos essa força da alma. Fazemos pelos nossos mortos, pelos nossos filhos, fazemos pela nação. “

“Com frequência conversávamos, fizemos leis e voltávamos todos os dias, como se nada tivesse acontecido “, lamentou no pátio da Prefeitura de Polícia, depois de se curvar aos caixões dos quatro vítimas. “Esta não é uma luta contra uma religião “, continuou ele. Mas contra seu desvio, o que leva ao terrorismo. “

Antes deste discurso do Chefe de Estado, o Ministro do Interior, Christophe Castaner, apresentou a Legião de Honra, postumamente, às quatro vítimas, Damien Ernest, Anthony Lancelot, Brice Le Mescam, Aurelia Trifiro.

“Determine o que não funcionou”

Antes deste tributo solene, Christophe Castaner foi entrevistado às 9 horas em frente à câmera com seu secretário de Estado Laurent Nunez pela delegação parlamentar à inteligência. Eles responderam “preocupados com a precisão e com o desejo de nos fornecer as informações necessárias” , disse Christian Cambon, presidente da delegação, à imprensa após a audiência.

Christophe Castaner apresentou nesta cerimônia a Legião de Honra, postumamente, às quatro vítimas.
Christophe Castaner apresentou nesta cerimônia a Legião de Honra, postumamente, às quatro vítimas. JUAN-CLAUDE COUTAUSSE PARA “O MUNDO”

O Ministro do Interior responderá na terça-feira no início da tarde aos deputados durante perguntas ao governo, depois em uma audiência pela Comissão de Direito da Assembléia Nacional às 17h30. O Senado o interrogará na quinta-feira.

“Nossa missão de controlar a ação do governo é determinar o que não funcionou, quais são os defeitos que infelizmente permitiram uma tragédia”, disse na segunda-feira o senador Christian BFM-TV Christian Cambon, presidente da delegação parlamentar à inteligência.

Desde o ataque, muitas vozes denunciam a negligência das autoridades e procuram entender como Mickaël Harpon foi capaz de passar despercebido ao mostrar sinais de radicalização dentro da liderança da inteligência do PP (DRPP). ) onde ele estava empregado.

Christophe Castaner, na cerimônia, terça-feira, 8 de outubro.
Christophe Castaner, na cerimônia, terça-feira, 8 de outubro. JUAN-CLAUDE COUTAUSSE PARA “O MUNDO”

A oposição, à direita e à extrema direita, clama pelo “escândalo do estado” e exige a saída do inquilino da Place Beauvau. Uma renúncia que excluiu Christophe Castaner ao reconhecer uma “disfunção de estado” . A comissão de inquérito, reivindicada pelos republicanos, será criada “já na próxima semana” , disse terça-feira o presidente da Assembléia Nacional, Richard Ferrand. “Responderei a Christian Jacob, que se candidatará em nome de seu grupo, obviamente, de forma favorável, já que todos têm o direito de recorrer” para a criação de uma comissão de inquérito uma vez por sessão, disse Ferrand na CNews.Artigo reservado para nossos assinantes Leia também Ataque na Prefeitura: Castaner novamente enfraquecido, o executivo sob pressão

Falhas no sistema de alerta

De acordo com um relatório interno do DRPP , Mickaël Harpon, que era um agente de defesa, teria dito a dois colegas sobre o ataque de janeiro de 2015 a Charlie Hebdo  : “Está tudo certo. “ Mas eles não apresentaram relatórios escritos à sua hierarquia.

“Não houve aviso no nível certo, na hora certa”, disse o ministro, acrescentando que “os sinais de alerta deveriam ter sido suficientes para desencadear uma investigação aprofundada” , enquanto o atacante estava se convertendo ao islamismo por cerca de dez anos e namorava membros do movimento “salafista islâmico” .

Duas investigações administrativas confiadas à Inspeção-Geral da Inteligência foram iniciadas pelo Primeiro Ministro, Edouard Philippe, para entender essas falhas no seguimento do Sr. Harpon.

Sem esperar pelas conclusões, previstas para o final de outubro, Christopher Castaner tentou extinguir a controvérsia, pedindo que qualquer alerta relacionado à radicalização agora seja “o assunto de um relatório automático” , sem mais detalhes.Artigo reservado para nossos assinantes Leia também Prefeitura da polícia: após o abate, o serviço de inteligência no banco do motorista

Procurar cúmplices

Na frente da investigação realizada pelos serviços antiterroristas, a esposa de Mickaël Harpon foi libertada no domingo à noite após três dias de custódia, sem ser perseguida nesta fase.

Os investigadores procuravam possíveis evidências incriminadoras da mãe de dois filhos, preocupados com o “comportamento incomum e agitado” do marido no dia anterior ao ataque e haviam trocado 33 mensagens de texto com ele na manhã seguinte.

Além da busca por possíveis cúmplices em círculos radicais, os investigadores estão tentando esclarecer a natureza das informações às quais o atacante poderia ter acesso à prefeitura, onde trabalhou desde 2003 como cientista da computação. O secretário de Estado do Interior, Laurent Nunez, descartou “nesta fase” a suposição de que ele fazia parte de uma célula jihadista.

https://www.lemonde.fr/societe/article/2019/10/08/attentat-a-la-prefecture-de-police-de-paris-emmanuel-macron-rendra-hommage-aux-victimes-mardi_6014631_3224.html

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights