• sex. abr 19th, 2024

PMB NOTÍCIAS

Tudo que você precisa saber, agora ao seu alcance.

ADVOGADOS ENTRAM COM PEDIDO DE IMPEACHMENT CONTRA GILMAR MENDES

ADVOGADOS ENTRAM COM PEDIDO DE IMPEACHMENT CONTRA GILMAR MENDES

Modesto Carvalhosa e Luís Carlos Crema acusam o ministro do STF de exercer atividade político-partidária e de praticar procedimentos incompatíveis com a honra

Os advogados Modesto Carvalhosa, Laercio Laurelli e Luís Carlos Crema entregaram, nesta quinta-feira (14), ao Senado Federal o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. No documento, eles acusam Mendes de exercer atividade político-partidária e de praticar procedimentos incompatíveis com a honra, a dignidade e o decoro nas funções de ministro.

Grande parte das acusações versa sobre a montagem de uma estrutura criminosa para eleger o irmão do ministro, Francisco Ferreira Mendes Júnior, conhecido como Chico Mendes, prefeito do município de Diamantino, em Mato Grosso, cidade natal de Gilmar Mendes. Segundo o exposto no documento, a empresa União de Ensino Superior de Diamantino Ltda (UNED), fundada por ele, teria tido o objetivo e a finalidade de eleger Chico. Seria devido à militância do ministro que o grupo Bertin, hoje de propriedade da JBS, firmou o protocolo de intenções com o ex-governador Blairo Borges Maggi, com o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Reinhold Stephanes e com o ex-prefeito Francisco Ferreira Mendes Júnior para a instalação de um complexo industrial em Diamantino. O ministro ainda teria exercido influência junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para obter doação para a campanha eleitoral municipal em que o irmão era candidato.

Ainda sobre a Uned, a empresa recebeu autorização do ministro das Comunicações para retransmitir os sinais da RedeTV!. Quando a emissora foi acionada judicialmente e o caso chegou ao STF, foi julgado monocraticamente por Mendes. Segundo os advogados, diante do vínculo empresarial e dos interesses econômicos do ministro, ele estaria impedido de atuar nessa decisão.

Os advogados também citam outros casos em que Mendes proferiu julgamento quando era suspeito na causa. Por exemplo, o caso de José Geraldo Riva, que foi preso por três vezes no ano de 2015. Nas três, o ministro decidiu revogar a prisão do criminoso confesso. Mendes e Riva teriam vínculos pessoais.

Outra denúncia diz respeito à defesa do ministro sobre a possibilidade de reduzir a pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo os advogados, “o denunciado não esperou o processo chegar ao Supremo Tribunal Federal, único local que Gilmar Mendes pode exercer a jurisdição. Tratou logo de sair palestrando a tese para quem quisesse ouvir”.

https://www.direitaopressora.com/advogados-entram-com-pedido-de-impeachment-contra-gilmar-mendes/?fbclid=IwAR3JuzQFsXQCtvtWUY85WjedoTVf0UKK91x_qFGZ6JQBNsGvwIQvcDA-HQ0

By SANTANA

Jornalista/ Bacharel em Ciência Política / Sociólogo/ Gestor em Segurança Pública e Policiamento / Pós graduado em Sociologia e Política de Segurança Pública

Deixe um comentário

Verified by MonsterInsights